terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Então é Natal!!! E o que você fez?

Mais um ano se findou.... é comum nesta época do ano olharmos para trás e fazer uma reflexão dos acontecimentos, das conquistas e das pêrdas. É comum fazermos uma lista do que queremos para o próximo ano, as prioridades, as conquistas, os desejos.
Entretanto, é nesta época do ano que observa-se cada vez mais o distanciamento entre as pessoas e tambem do verdadeiro sentido do natal.
A maioria das pessoas estão preocupadas com seu pernil de natal. os engradados de cerveja, as roupas e calçados novos, o décimo terceiro...O consumismo.
E observando a dispersão das pessoas neste período do ano, peguei-me a pensar do quanto tudo está passando tão rápido e os valores se perdendo na mesma proporção.
"Nunca se procurou tanto por palestrantes sobre ética e moral" falou meu professor ontem. qual será o motivo, nos perguntou?
O motivo é que nunca em outro tempo, como agora, houve tanta bárbarie nos relacionamentos, nos convívios, nas famílias. Os valores morais e éticos se perdem numa fração de tempo tão assustadora assim como se invertem também.
Hoje, respeitar os mais velhos, as mulheres, as gestantes, o próximo é caretice.
O jovem é que tem valor!!!!
E é porisso que cada vez mais homens adultos se comportam como crianças, como meros adolescentes, fugindo de suas responsabilidades.
E o que fazer diante dessa situação? A pergunta que não quer calar.
Como educar as novas gerações para o resgate dos verdadeiros valores?
Como construir uma cidadania de fato, com autonomia e tomadas de decisões responsáveis?
Penso que estamos rumo à uma grande mudança na sociedade vindoura e se nós não realmente nos preocuparmos com o futuro, seremos velhos jogados à margem de uma sociedade cruel e egoísta, pois baseado no desenvolvimento dos jovens de hoje podemos ver os adultos que serão amanhã.
Cada vez mais a sociedade jovem se enreda no mundo das drogas, dos crimes, de aproveitar o máximo a vida do agora sem perspectiva alguma do futuro.
O que observamos na sala de aula são jovens sem perspectiva de futuro profissional, de desenvolvimento pessoal ou familiar. A única preocupação é o momento, o agora... as baladas.
Paro para refletir e me pergunto, mais um natal e parece que nada, absolutamente nada mudou.
Conversando com uma amiga, falamos das dificuldades desse ano. E eu disse: " Foi o ano do peru" e ela me respondeu, "se fosse do peru estava bom, mataríamos ele agora e comeríamos, mas na verdade foi o ano do urubu, que nos rodeou o tempo todo esperando nossa morte.
Refletindo sbre isso vejo que os anos mudaram, as novas tecnologias, a condição de vida, a qualidade de vida, dizem que tudo isso melhorou a situação do cidadão brasileiro, porém é triste constatar que a vida no sentido amplo da palavra piorou e muito!!!
A escassez é maior, as tristezas maiores, as mazelas da alma aumentaram também...
Mas ninguém parece que percebeu!!!!
Apenas o "urubu"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário